O calor tem levantado uma questão importante: muitos se esquecem de fazer a limpeza correta em ar condicionados.
Com a ajuda de biólogos da Famerp, amostras dos filtros dos aparelhos foram enviadas para análises e tiveram resultados surpreendentes.
Elas foram colocadas em placas bem claras e, depois de analisadas, ficaram totalmente escuras e cheias de fungos de várias espécies. São fungos que se acumulam e crescem nos aparelhos que ficam sem limpeza.
Com microscópio é possível ver detalhes destes microorganismos que, quando inalados se acumulam no nariz, na garganta e nos pulmões e agravam doenças alérgicas e respiratórias como rinite, sinusite e bronquite. E podem causar uma doença grave e com difícil tratamento: a micose pulmonar. Segundo a microbiologista da Famerp, crianças e idosos estão mais sujeitos a riscos quando inalam estes fungos porque tem resistências baixas.
Na House Machine Refrigeração, todos os dias aparelhos bem sujos recebem limpeza, que deve ser feita por técnicos especializados pelo menos uma vez por ano.
Consequências A falta de limpeza faz com que se acumulem poeira, ácaros, bactérias e fungos dentro dos aparelhos de ar condicionado. Ao ligar o condicionador, as impurezas vão junto com o ar para o ambiente, entrando nas vias respiratórias. O resultado pode ser desastroso, como o aparecimento de pneumonia. E pessoas que têm alergias, como rinite, asma ou bronquite, podem ter os sintomas disparados. O clima seco do ambiente onde se respira ar condicionado e a mudança de temperatura, com frio no ambiente interno e calor no externo, são prejudiciais.
O filtro, que fica na parte da frente de ar condicionados residenciais, pode ser lavado em casa, pelo menos uma vez por mês. Basta passar o filtro, que é feito de plástico, em água corrente.
Ar poluído com bactérias e fungos em ambiente fechado é sinônimo de problema respiratório. Por essa razão, a limpeza dos aparelhos de ar condicionado é fundamental para a manutenção do bem estar em caso ou no ambiente de trabalho. A legislação que rege sobre o tema, Portaria 3.523 do Ministério da Saúde, determina a limpeza de filtros e dutos de ar. E dependendo da capacidade do sistema de climatização (60.000 BTU/H), é necessário um responsável técnico para a implantação e manutenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Curta nossa fan page www.facebook.com/housemachinerefrigeracao
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.